Vostok 1

50 anos atrás (precisamente dia 12,  atrasinho!) os soviéticos fizeram o que e  considerado pela ciência como “a humanidade atravessando a ultima fronteira da natureza”, mas a verdade é que…

… os filhos da puta enlataram um moleque de 27 anos numa bola de duas toneladas e meia e o catapultaram o coitado num míssil balístico intercontinental adaptado, pro espaço!

Tvhau, vai com deu! Não esquece o cinto!

Ta certo, Yuri Gagarin É um herói importante pra toda a humanidade, mas principalmente porque o cara saiu vivo da presepada de uma missão espacial insana arquitetada pelo governo soviético! Ou porque suas bolas entalaram dentro dos 5 metros da cápsula Sharik e ele não conseguiria sair nem se tentasse… ou você não tentaria sair correndo depois que a escotilha da cápsula falhasse em lacrar a nave e tivesse que ser remontada 2 horas antes da decolagem?

Gagarim: Vostok para base, cade meu silver tape?

Mesmo assim, vai Yuri pra historia. Completa uma órbita a 327 kms. de altura indo a 27.400 km/h. passa por cima do Japão e entra na noite Havaiana, estreito de Magellan no Chile, segundo amanhecer sobre o oceano antes da reentrada sobre a África num vôo de 108 minutos.

Com uma hora e vinte de vôo começa o alinhamento dos retro foguetes para a reentrada. 10 segundos depois entra o comando para separar o modulo de serviço do modulo de reentrada e deu merda de novo. Algumas ligações elétricas não se separam e os módulos mergulham na reentrada girando, 8g em espiral e o russo não avisa o controla pra não causar “nervosismo desnecessário”.

Ja em cima da Russia, a 7 quilômetros de altura, Gagarin ejeta da cápsula Sharik para descer de paraquedas a terra, porque os Komrades sabiam muito bem que aterrissar na pokebola era uma má ideia. o impacto foi tão forte que as 2,5 toneladas de metal quicaram no chão deixando uma cratera.

Yuri eu escolho você!

Essa não foi a primeira vez que o programa espacial russo demonstrava sua loucura, antes (e depois) do Vostok muitas das missões russas deram problema e muitas terminaram em desastre. Os primeiros vôos tripulados por cachorros (Laika, e as primeiras Vostok), o Desastre de Nedelin (vídeo, forte!), a equipe da Soyuz 11, e a Soyuz 5 foi por pouco, mas o mais dramático foi a morte de Vladimir Komarov a bordo da Soyuz 1.

Pode apostar que eles quiseram botar os restos num uniforme...

Yuri Gagarin era o piloto reserva para essa missão e o melhor amigo de Komarov. Durante uma inspeção da Soyuz 1, Yuri e outros engenheiros encontram 203 problemas estruturais e escreveram um memorando tentando adiar a missão. Komarov foi lançado do mesmo jeito, enfrentou problemas desde os primeiros momentos aos últimos: falha nos painéis solares, falta de energia, sistema navegacional inoperante, cancelamento da Soyuz 2 que poderia resgata-lo e por ultimo uma sequência de falhas no sistema de paraquedas que o trouxe sem freio ate o chão. Vladimir só não desistiu da missão, porque Yuri seria lançado em seu lugar para a morte certa.

e você tava achando a Vostok ruim...

Varias especulações sobre esse acidente circulam por ai, uma suposta gravação entre o cosmonauta e o alto oficial Alexei Kosygin nos momentos finais do vôo teria registrado os últimos momentos de Komarov, xingando seus superiores por terem o colocado numa nave defeituosa para uma morte inevitável, a também o boato de que Yuri teria aparecido no lançamento e tentado embarcar no lugar do amigo. Vários destes relatos são apresentados neste post da NPR, baseado no livro  Starman e alguns ate são desmentidos logo em seguida neste outro post, e no livro The Soviet Space Race With Apollo.

Bromance: como Komarov poderia contra esse sorriso?

Gagarin nunca mais foi o mesmo depois da missão Soyuz. Sua mágoa com a Mãe Rússia durou ate sua morte prematura num acidente aéreo em 68. A loucura do programa espacial russo continuou por varias missões. E a boatos até de missões secretas Pré-Gagarin onde vários cosmonautas teriam se perdido, também analisados nesse ótimo vídeo do Skeptoid.

Apesar de todos os percalços e tropeços, o programa espacial russo também registrou sucessos incríveis e segue em frente. O programa Salyut pôs em operação a primeira estação espacial, A MIR operou por 15 anos e solidificou a cooperação entre países. A experiência dos programas Salyut e MIR promoveram os avanços, tecnológicos e políticos necessários para a construção da Estação Espacial Internacional, ISS, cujos principais módulos são russos.

Mir & ISS: o posto de gasolina e o albergue da humanidade no espaço

Com a recente aposentadoria dos ônibus espaciais americanos que operaram por 30 anos, a ISS só pode ser acessada agora pela Soyuz, já a 40 anos em operação. É uma cápsula Soyuz que serve também como modulo de escape para a tripulação em caso de acidentes ou colisões com lixo espacial, a maior ameaça a estação.

Na Rússia (e no mundo) o aniversario do vôo de Gagarin foi comemorado com festas, homenagens, quadrinhos, espetáculos, itens e monumentos. A historia de um russo que embarcou numa espaçonave com 10 dias de miojo e repelente de tubarão vai ficar gravada pra sempre.

E possível ter uma idea aproximada do que Yuri Gagarin testemunhou. Aproximando a rota orbital da ISS com a da Vostok 1 em um espaço de tempo semelhante, o astronauta Paolo Nespoly e o diretor Christopher Riley registraram o trajeto do primeiro Cosmonauta. O filme First Orbit, que é uma cooperação entre o Youtube,  ISS, ATTIC ROOM e a agencia espacial europeia, e esta disponível gratuitamente através de licença Creative Commons.

Via:

Wikipedia, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15

Liveleak

Astronotes, 2

NPR, 2

Web Urbanist

First Orbit

Boing Boing, 2, 3, 4, 5, 6

Yuri’s Night

Digital Drops

Cracked.com

Living.scotman.com

yurigagarin50.org

NASA

Anúncios

Sobre Bry
Illustrator, Animator, Photographer, Printmaker?

2 Responses to Vostok 1

  1. Romane AR says:

    YEY! que post foda cara!!!!

  2. Pingback: Carl Sagan, Voyager 1 e o Ponto Azul « Offdeath

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: