Carl Sagan, Voyager 1 e o Ponto Azul

carlsaganEm 1990, a 6 bilhões de quilômetros de distancia, a sonda Voyager I se virou novamente para a Terra para uma ultima foto antes de sair do sistema solar. Voyager I entra para historia como o objeto de fabricação humana mais distante no espaço, recorde que mantem até hoje, enquanto nos ensina a incomensurabilidade do universo.

Na época Carl Sagan trabalhava no projeto da Voyager I. A sonda lançada em 1977 já havia cumprido sua missão inicial em 1980 ao passar por saturno. Em 81 Sagan sugeriu que a foto da terra em distancia recorde, batizada Pale Blue Dot, fosse tirada, mas o medo de que a exposição direta a luz do sol danificasse o equipamento fotográfico, inutilizando a sonda para a missão prolongada, atrasaram a foto por 9 anos. Esse meio tempo foi gasto entre discussões e cálculos para que se a exposição da foto fosse exata, 5 milissegundos em seu filtro mais escuro. Dos 640 mil pixels da foto, a Terra ocupa apenas 0.12 pixel.

A Terra, a 149,597,871 de quilômetros de distancia é o pequeno ponto branco no raio marrom da foto sobreposta a esquerda, na foto da direita, Vênus

A Terra, a 149,597,871 de quilômetros de distancia é o pequeno ponto branco no raio marrom da foto sobreposta a esquerda, na foto da direita, Vênus

12 anos após seu lançamento, viajando a 64,000 km/h, Voyager I estreava uma nova era na exploração espacial rumando para fora do Sistema Solar. Agora, 35 anos pós lançamento, a sonda esta na beira da Heliosfera, o limite maximo do nosso sistema, podendo entrar a qualquer momento no espaço interestelar. Os Engenheiros da NASA monitoram 24 horas por dia as leituras de partículas de hélio carregadas pelos vento solares, é uma mudança drástica dessas medições é o sinal aguardado de que saímos da bolha pela primeira vez.

Voyager_1_entering_heliosheath_region

Pouco a Pouco a energia dos geradores termoelétricos de radioisótopos vai se esgotando. Os equipamentos de  medição da sonda vem sendo desligados ao longo dos anos para tentar estender ainda mais a vida útil da Voyager. Os engenheiros calculam que ela deve operar ate 2020, já completamente fora de nosso sistema.voyager2

Quando finalmente cessar aos seus 43 anos, a sonda continuara viajando como emissária da espécia humana carregando o famoso disco dourado (que também pode ser visto na foto acima preso ao seu corpo). O disco contem informações sobre a nossa posição dentro da galaxia, alem de informações audiovisuais como fotos, sons e musicas.

Voyager_Golden_Record_fx The_Sounds_of_Earth_-_GPN-2000-001976

A possibilidade de vida extraterrestre, ou a própria humanidade no futuro, encontrarem a sonda e sua mensagem é minima, na direção que a sonda segue levara 40.000 anos para chegar a 1.6 anos-luz de Gliese 445. Nas palavras de Sagan: “A Espaçonave será encntrada e o disco tocado somente se existirem civilizações avançadas explorando  o espaço, mas o lançamento desta garrafa no oceano cosmico diz algo muito esperançoso sobre a vida neste planeta”

pale-blue-dot-full11

Tanto a animação acima quanto o video abaixo citam apenas a introdução do discurso que Carl Sagan deu na Universidade de Cornell em 1994. A segunda parte, a crítica, não tão “filtro solar”, é a mais importante.

“Olhem de novo para esse ponto. Isso é a nossa casa, isso somos nós. Nele, todos a quem você ama, todos que você conhece, qualquer um de quem você já ouviu falar, cada ser humano que existiu, todos viveram suas vidas aqui. A soma de toda nossa alegria e todo nosso sofrimento, milhares de religiões oficiais, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilizações, cada rei e camponês, cada casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada superstar, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu aí, num grão de pó suspenso num raio de sol.

A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, pudessem ser amos momentâneos de um pedacinho desse ponto. Pense nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores de um canto deste pixel aos quase indistinguíveis moradores de algum outro canto. Quão frequentes as suas incompreensões, quão ávidos de matar-se uns aos outros, quão veementes os seus ódios.
Os nossos excessos, a nossa suposta auto-importância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são desafiadas por este pontinho de luz fraca. O nosso planeta é um grão solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa escuridão, em toda esta vastidão, não há indícios de que vá chegar ajuda de algum lugar para nos salvar de nós mesmos.
A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há nenhum outro, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie possa emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostando ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar.
Fala-se da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso pequeno mundo. Para mim, ela acentua a nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns com os outros, e para protegermos e cuidarmos do nosso pálido ponto azul , o único lar que conhecemos.”

Voyager prossegue, languidamente (em termos cosmicos) viajando a 17,000 km/h e a 18 bilhões de kilometros de distância. Carl Sagan já virou pó, mas o legado do cosmologista inspira muitos cientista, e hoje são seus alunos que pousam as Curiosities da vida em Marte.

Leia também meu post Sobre a Vostok 1, que fez 50 aninhos em 2011 mas como toda boa Babushka, ainda ta enxuta e mata os lobos a machadadas pra defender seus cabritos.

Carl Sagan Pale Blue Dot

Carl Sagan, 1934-1996, Astronomo, Físico, Cosmologista e um Tchutchuco com um sorriso lindo sem nunca ter usado aparelho.

Via:

Wikipedia: Voyager 1, Pale Blue Dot, Carl Sagan
BoingBoing: Is Voyager I outside our solar system?, An Interstellar Bummer
Io9: Voyager reaches the fringe of our solar system, Voyager enters unprecedented region of space, How soon will Voyager leave our system?
Nasa

Anúncios

Sobre Bry
Illustrator, Animator, Photographer, Printmaker?

4 Responses to Carl Sagan, Voyager 1 e o Ponto Azul

  1. Pingback: Citação: “Look Again At That Dot” por Carl Sagan | LIVROS LIDOS

  2. Osvaldo nascimento says:

    Como adoram o sim, como adoram o não!

  3. Pingback: Pálido ponto azul | Eduardo Junior Weblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: